Avatar Legends – Conheça o RPG

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O RPG de Avatar está chegando e o hype não é pouco: O RPG foi o mais apoiado da história do kickstarter, baseado em um dos universos fictícios mais amados em todo o mundo.

Aprenda a jogar Avatar Legends

Dizer que o projeto recebeu amplo apoio seria muito pouco: em menos de uma semana, o RPG de mesa bateu recordes da plataforma de financiamento coletivo, se tornando o TTRPG mais apoiado da história do kickstarter e o 10º projeto mais apoiado em geral! O objetivo de arrecadamento, 50 mil dólares, foi alcançada em 16 minutos. O kickstarter fechou com mais de 9,5 milhões de doláres arrecadados. 

Como prometido, voltamos com mais um texto sobre Avatar – rpg de mesa, dessa vez para comentar aspectos do sistema, mecânicas e a aventura “O Pergaminho Proibido”, disponível para jogar.

Vale lembrar que ainda não há tradução ou glossário oficial para o jogo, portanto pode haver divergência de termos entre este e outros conteúdos. Atualizaremos assim que a tradução oficial for lançada.

Trailer avatar rpg de mesa

Sistema de jogo do RPG de Avatar: 

O RPG Avatar Legends é Powered by the Apocalypse, emprestando mecânicas do famoso Apocalipse World. Jogos PbtA costumam possuir as seguintes características:

  • 2d6: sistema de rolagem mais simples, utilizando apenas dois dados de seis faces e poucos modificadores.
  • Storytelling Colaborativo: os jogadores impulsionam a história, exigindo menor preparação, porém maior capacidade de improviso do GM.

Eras de Avatar Legends

Escolha em qual era do universo de Avatar seu jogo se passará. 

Kyoshi: cobre os eventos após o livro A Sombra de Kyoshi. Lute contra bandidos e lide com governantes corruptos enquanto as nações fortificam suas fronteiras.

Roku: cobre os eventos após a coroação do Senhor do Fogo Sozin. Lide com as tensões que surgem no mundo que começa a sentir o expansionismo da Nação do Fogo.

Guerra dos 100 Anos: cobre os eventos durante o desaparecimento do Avatar Aang. Rebele-se contra a tirania e proteja os mais fracos nessa era.

Aang: jogue na era após a HQ Imbalance, tempos depois do final de Avatar: a Lenda de Aang. Jogue nessa era para curar o mundo depois da tragédia da guerra e construa um futuro melhor.

Korra: cobre o período após a HQ Ruínas do Império, pouco depois do fim de A Lenda de Korra. Lide com as repercussões do imperialismo em uma complexa era modernizada.

Além das Eras, você também determina o escopo de sua aventura. Vocês irão se aventurar ao redor do mundo ou apenas um vilarejo? O RPG permite que sua campanha se passe em Um Único Templo do Fogo até Tudo Que os Mares Toca. Além disso, o GM e os jogadores também decidem um Foco (o propósito em comum ao grupo) e um Incidente (um acontecimento que uniu os personagens) para a aventura.

As vantagens que isso traz para a campanha são principalmente em relação ao quão colaborativo será o jogo: personagens unidos por um incidente e com um mesmo foco tem menos chances de sair por aí causando caos narrativo e jogando de modo prejudicial ao resto da mesa, como é comum em outros RPGs.

Créditos na imagem

Playbooks Avatar Legends (Arquétipos) 

Arquétipos são conceitos de personagens. Funcionam como guias de personalidade ou da história dos personagens.

  • Audacioso(a): seu objetivo é viver de acordo com sua autoimagem e ganhar confiança dos outros. Jogue com Audácia se quiser para construir sua reputação e habilidades de liderança.
  • Guardião: vive para defender alguém próximo a eles, sempre vigilante e inabalável. Jogue como Guardião se você quiser ser o primeiro a ver o perigo chegando e ser a última linha de defesa.
  • Martelo: forte, resistente e sempre procurando encrenca com alguém que mereça. Jogue como martelo se quiser lidar com o que a força bruta consegue ou não resolver.
  • Ícone: o Ícone vem de uma tradição antiga e herda um papel a cumprir. Jogue como Ícone se você quer estar dividido entre seu coração e seu destino. 
  • Idealista: tem um passado cheio de sofrimento e tragédia, que fortaleceu suas crenças. Seja o Idealista se você quer despertar a esperança em todos ao seu redor.
  • Sucessor(a): esse personagem vem de uma linhagem poderosa, mas assustadora. Jogue como Sucessor se você quiser lutar contra sua linhagem, antes que se junte a ela.

Treinamento – técnicas

Uma técnica é um ataque, bloqueio, esquiva ou outra ação individual que foi treinada. Existem dois tipos de técnicas: as básicas e as especiais. Técnicas básicas estão disponíveis para todos personagens e podem usar uma técnica básica se obtiverem de 7-9 em sua rolagem, ou duas técnicas básicas, se obtiverem uma 10+. 

Técnicas especiais requerem treinamento específico e experiência. Os personagens começam com pelo menos uma técnica especial de seu playbook. Eles podem aprender outras técnicas especiais treinando com NPCs. Para usar uma técnica aprendida, o personagem precisa obter 10+ em sua rolagem, e marcar 1-fadiga, além de quaisquer outros custos. 

Mais informações sobre o treinamento e técnicas de aprendizagem estarão disponíveis na versão completa do jogo.

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Combate: 

Em Avatar Legends, o combate segue uma ordem pré-definida de acordo com a escolha de movimentos dos personagens. Uma sequência de movimentos ou golpes constitui uma  troca, que tipicamente dura alguns segundos ou minutos na narrativa.

Movimentos por sua vez são ações escolhidas no momento do combate, que também determina a sequência da troca. Existem três grupos principais de escolhas com suas subdivisões:

  • Defesa e Manobra: movimento para evitar ataques ou fugir. É o primeiro a ser resolvido. Para usar defesa e manobra, role com Foco. Ações de defesa ou manobra incluem preparar, retaliar e aproveitar posição de vantagem
  • Avanço e Ataque: abordagem agressiva para infligir condições e/ou fadiga. Para usar, role Paixão. Ações de avanço e ataque incluem batida, pressão e esmagar.
  • Evitar e Observar: ajusta o equilíbrio e expõe o plano do inimigo. É o último a ser resolvido. Para usar, remova 1-fadiga e role Criatividade ou Harmonia. Ações deste tipo incluem: teste de equilíbrio, ajudar ou atrapalhar e comprometer-se.
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Condições e Fadiga: 

Uma fadiga é marcada quando você utiliza uma ação ou resiste à ação de outra pessoa. Alguns movimentos usam marcação de condição invés de fadiga. Condições alteram comportamentos e sentimentos do seu personagem de maneira prejudicial. 

Para limpar uma condição, é necessário realizar uma ação correspondente. Exemplo: se você estiver com medo, pode limpar a condição fugindo do perigo.

Você pode baixar gratuitamente o quickstart na página da Magpie Games.

Equilíbrio

O Equilíbrio basicamente se refere ao princípio pelo qual seu personagem age, o seu oposto e seu centro. Exemplo: se seu personagem se sente oprimido pelo seu dever, seu oposto será a liberdade

Existem movimentos de equilíbrio que NPCs podem usar para mudar o equilíbrio do seu personagem, movimentos que lhe permitem mudar o equilíbrio de outros ou resistir a essas ações.

Aang Avatar Legends

Deixar seu personagem se mover para os extremos de um dos princípios trará dificuldades para lidar com ações do princípio oposto, o que é traduzido na mecânica como desvantagem de rolagens.

Ao final de cada sessão, os jogadores respondem algumas perguntas sobre seus personagens para determinar seu crescimento (substitui o sistema de XP e nível em Avatar).

Voltamos em um próximo texto com mais detalhes sobre o quickstart e dicas para jogar e mestrar. Anexamos neste texto um PDF com as fichas de personagem do quickstart e um resumo de movimentos básicos e movimentos de equilíbrio traduzida, para facilitar a consulta durante o jogo.

Lembrando que ainda não há tradução oficial para português de Avatar Legends.

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2 comentários em “Avatar Legends – Conheça o RPG

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